ANUNCIE LIGUE AGORA 81 9 9685-2843

ANUNCIE LIGUE AGORA 81 9 9685-2843

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Prefeitura de Vicência solicita compreensão da população para restabelecer assistência à saúde do município



Fotos: Jhenny Andrade / Blog do Islan / Assessoria 
Para atender a demanda da população é preciso de tempo. E neste caso, muitos não podem ou não querem esperar. Já, outros, não entendem que a melhora da saúde do município não virá do dia para a noite. Questionam e cobram soluções imediatas para problemas que não podem ser resolvidos na hora. E com razão, já que a situação deixada pela antiga gestão é caótica e sem precedentes.

Diante do caos, a Secretária de Saúde, Valéria Queiroga, solicita a compreensão de todos, e esclarece que já foram tomadas algumas medidas emergenciais para suprir a necessidade de alguns setores essenciais. E informa que vem se empenhando para restabelecer com qualidade a assistência à saúde do município.

A saúde pública de Vicência foi recebida pela atual gestão em um estado mais crítico do que se pode imaginar. Consultórios sem condições de funcionamento, medicamentos em falta, equipamentos quebrados, laboratório de análises fechado e muito mais.


Diante disso, a coordenadora de Atenção Básica, Izadora Lira, salientou que as equipes estão reestruturadas e com o quadro de profissionais completo, com enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, dentistas e ABSs.


O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) dará início aos atendimentos nos Postos de Saúde a partir de fevereiro. Realizando palestras, atendimento em grupo e individual, atendimento de urgência com possível encaminhamento para um atendimento especializado, e em domicílio, se o paciente for acamado. Além de eventos de saúde, programa saúde na escola, ações de prevenção, entre outros. Segundo a Nutricionista, Marília Andrade, os Postos de Saúde são a porta de entrada do paciente que será encaminhado ao Núcleo, caso haja necessidade.


Dimas Holanda, farmacêutico responsável pela farmácia básica, relata que em janeiro de 2017 encontrou a farmácia de distribuição desabastecida. Os medicamentos comprados desde outubro de 2016 limitavam-se, apenas, à manutenção do hospital. Porém, aos poucos, o abastecimento está sendo retomado e em breve, a população terá acesso aos medicamentos básicos necessários.

De acordo com a Biomédica, Vanúbia Morais, o laboratório de Análises Clínicas estava há meses sem funcionar devido à falta de insumos. No entanto, as necessidades do setor já foram apresentadas a secretaria de saúde, a qual já atende as solicitações.  O objetivo agora é melhorar e ampliar o atendimento com a oferta de novos exames.

Os consultórios odontológicos que estavam desativados e sem condições de funcionamento desde outubro de 2016, tanto no PSF, como no CEO, já dispõe de novos dentistas e auxiliares. Os equipamentos estão em processo de manutenção. Materiais odontológicos e de limpeza já foram adquiridos e aos poucos o atendimento será totalmente retomado. “Ainda temos muito a fazer para melhorar, mas estamos confiantes que, muito em breve, teremos um serviço odontológico de qualidade e digno do povo de Vicência, atendendo as demandas necessárias”, disse a Coordenadora de Saúde Bucal, Ana Paula Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário