ANUNCIE LIGUE AGORA 81 9 9685-2843

ANUNCIE LIGUE AGORA 81 9 9685-2843

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Municípios recebem nesta terça-feira (10) primeira cota do FPM de 2017

O Fundo de Participação dos Municípios-FPM é a principal fonte de renda dos municípios brasileiros, e em muitos casos a única fonte para pagamentos das contas públicas. Isso dificulta ainda mais o trabalho dos gestores que precisam equilibrar as contas para conviver com a constante oscilação do referido repasse.

Segundo nota técnica emitida pela Confederação Nacional dos Municípios-CNM , o primeiro decêndio de janeiro de 2017 será creditado nas contas das prefeituras nesta terça-feira(10) e conta com um montante previsto de R$ 2.369.090.905,86, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Esse número ultrapassa o valor creditado no mesmo período de 2016, representando um pequeno crescimento de 9,27%. O que não significa muito para os municípios que se encontram em dificuldades financeiras e diversas pendências inerentes as novas gestões.

Diante da crise econômica instalada no País, os gestores precisam redobrar a atenção com os gastos e iniciar as novas gestões com o máximo de controle. Ainda de acordo com a CNM, essa situação financeira impacta direta e negativamente na decisão de consumo dos agentes e também reduz a arrecadação tributária e, consequentemente, as transferências constitucionais como o FPM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário