ANUNCIE LIGUE AGORA 81 9 9685-2843

ANUNCIE LIGUE AGORA 81 9 9685-2843

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Festival Canavial 2015 celebra a diversidade cultural do Brasil

Shows, seminários e apresentações inéditas no estado compõem a programação que percorrerá os municípios de Vicência, Aliança, Limoeiro e Nazaré da Mata.
Com o tema “Raízes em Movimento” a edição 2015 do Festival Canavial chega às cidades de Vicência e Aliança entre os dias 20 de novembro e 15 de dezembro e uma programação extremamente variada. Os encontros acontecem no Engenho Poço Comprido (Vicência) e no Sítio Chã de Camará (Aliança). Os destaques da programação vão para o grupo Moçambique e Congo, da Comunidade Quilombola do Sapé (MG), os Índios da Etnia Jenipapo Kanindé (CE) e para o Maracatu Estrela de Outro de Aliança, que inicia as comemorações pelos seus 50 anos. O Festival Canavial 2015 tem o patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura. A programação completa pode está disponível em www.festivalcanavial.com.br.

O primeiro dia do festival, em Vicência, no engenho Poço Comprido, será dedicado ao a celebração da Consciência Negra. O Festival Canavial celebra as tradicionais festas de reinado, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, quando se apresentam o grupo Congo e Moçambique da Comunidade do Quilombo de Sapé. “O festival em Vicência vai começar as seis da manhã. Um verdadeiro ritual irá acontecer. Esse é um momento inédito para Pernambuco e para o Canavial. Teremos uma bela celebração, com o encontro do maracatu Estrela Brilhante de Recife com o Congo da comunidade Quilombola Sapé de Minas Gerais, momento único para a cultura brasileira”, destacou Afonso Oliveira, coordenador do Festival.

Já no dia seguinte, no Sítio Chã de Camará, em Aliança, será a vez dos caboclos de Lança darem início ao cinquentenário do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. Na ocasião será entregue a comenda mestre Batista a pessoas que contribuíram com a história do Maracatu Estrela de Ouro. Na programação também haverá, shows, seminários e o primeiro encontro de mestres da Mata Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário