ANUNCIE LIGUE AGORA 81 9 9685-2843

ANUNCIE LIGUE AGORA 81 9 9685-2843

sexta-feira, 6 de março de 2015

Mamulengo é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Foto: Ângela Escudeiro 
Após ter sido o grande homenageado do Carnaval de Vicência deste ano, o Mestre Calu representou Pernambuco nesta quinta-feira (5), na 78ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília. Na ocasião, o “Teatro de Bonecos do Nordeste” - também conhecido como Mamulengo - foi aprovado, por unanimidade, como Patrimônio Cultural do Brasil e inscrito no Livro de Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O Teatro de Bonecos do Nordeste se tornou uma tradicional brincadeira, com origens no hibridismo cultural, durante o período de colonização do Brasil.

A brincadeira começa com a montagem da empanada, uma espécie de barraca. Depois disso, os brincantes se colocam na parte de trás e então começa o espetáculo com os bonecos em cena e a introdução de um texto poético, a loa. Além da narrativa, a peça contém elementos surpresas, sugeridos, muitas vezes, pelo mestre a partir de um conhecimento prévio sobre o público, por exemplo.

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste constitui-se não apenas como um brinquedo ou, simplesmente, um traço do folclore. Envolve, sobretudo, a produção de conhecimento criativo, artístico e com uma forte carga de representação teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário